Brasil gera 654 mil empregos apenas no primeiro trimestre de 2025
No total, país tem 47,8 milhões de trabalhadores formalizados

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apresentou dados que apontam a geração de 654 mil empregos com carteira assinada só no primeiro trimestre de 2025. No total, são 7,13 milhões de admissões e 6,48 milhões de desligamentos entre janeiro e março.
Apenas em março, a geração foi de 71,5 mil postos. O resultado é produto da diferença entre 2,2 milhões de admissões e 2,1 milhões de desligamentos apenas no terceiro mês deste ano. Com o número, o país tem 47,8 milhões de trabalhadores formalizados.
O setor de serviços gerou, em média, cerca de 362 mil vagas, enquanto a indústria se destacou com uma média de 153 mil empregos formais no trimestre. Apesar disso, somente o comércio apresentou um desempenho negativo, com menos de 13 mil empregos.
Ressalta-se que o bom momento do mercado de trabalho também foi registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou os dados de desemprego no país. O índice de 7% no primeiro trimestre é o menor da série histórica iniciada em 2012.
São Paulo lidera o ranking com saldos positivos de geração de emprego formais, registrando 34,8 mil postos. Em segundo lugar está o estado de Minas Gerais, com 18,1 mil, e, em terceira posição, Santa Catarina, com 9,8 mil. A expectativa é de que o índice cresça.
Leia também