Logo Patosja

Cejusc Itinerante leva serviços a Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté

Mais de 3 mil pessoas foram atendidas nos dois municípios

Por: Redação PatosJá

Fonte: TJMG / Débora Xavier

Publicado em: 12:29 18-11-2025

Compartilhar:

Mais de 3 mil pessoas foram atendidas nos dois municípios
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com a ajuda de vários parceiros, levou cidadania aos municípios de Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté, na Comarca de Patos de Minas, em 12 e 13/11. O Cejusc Itinerante foi ao encontro das comunidades para oferecer serviços gratuitos, entre eles a conversão de 60 uniões estáveis em casamentos, palestras, rua de lazer, doação de mudas, emissão de segunda via de certidões de nascimento e de carteira de identidade, casamento e óbito, correções de grafia nos documentos e aferição de pressão.

O Cejusc Itinerante envolveu o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Patos de Minas, a Justiça Eleitoral, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), as Polícias Civil e Militar de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil) e o cartório local de registro civil.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG) mobilizou profissionais da Comissão de Mediação e Conciliação, de Cidadania e Ação, de Direito Previdenciário e de Direito de Família.

O juiz coordenador do Cejusc de Patos de Minas, Tenório Silva Santos, enfatizou a importância da iniciativa para mostrar o comprometimento do Poder Judiciário com a população, exprimindo sua gratidão pela presença e engajamento da equipe da 3ª Vice-Presidência, nomeadamente da Assessoria de Gestão da Inovação (Agin).

“O Cejusc Itinerante realizado nas cidades de Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté, na comarca de Patos de Minas, foi um momento que demonstrou a grandeza do Tribunal de Justiça de Minas Gerais no movimento de acolhida e de aproximação com a sociedade necessitada de jurisdição. O Tribunal, por meio desse projeto, leva a justiça para o local onde mora o jurisdicionado, sedento de serviços que possam mitigar a demora da resposta do poder público, que por vezes é lenta e cara. Ao fazer isso, o Cejusc Itinerante oferece não somente a jurisdição rápida e barata, mas também a esperança de dias melhores”, afirma.

Serviços variados


No dia 12/11, as atividades ocorreram em Varjão de Minas, na Escola Municipal Vereador José Ribeiro Neto. O Cejusc realizou 12 atendimentos e 36 encaminhamentos, celebrando a conversão de 31 uniões estáveis em casamentos. A OAB-MG e a Defensoria Pública fizeram 15 atendimentos cada uma, com a OAB Já o Ministério Público fez 227, e a Polícia Civil, em torno de 50.

Foram 17 atendimentos da Copasa, 40 da Cemig, 88 do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), 35 encaminhamentos ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), 149 atendimentos de saúde, 50 atendimentos da Emater e 78 do Recivil. A programação também incluiu palestras do magistrado e do agente socioeducativo Thallys Alexandre de Miranda, pela manhã, para 400 pessoas.

Leia também