INSS vai exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados
Objetivo da ação é mapear vulnerabilidades operacionais e aprimorar segurança
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

Aposentados e pensionistas que precisarem de novos empréstimos consignados terão que fazer a biometria no site ou no aplicativo do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) a partir desta sexta-feira (23). A decisão é de Gilberto Waller, presidente do órgão.
O objetivo da ação é mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e de aprimoramento da segurança aos processos envolvidos. Além de se identificar, o interessado poderá consultar instituições financeiras e taxas de juros.
Ressalta-se que no dia 8 de maio o INSS havia determinado o bloqueio de descontos no empréstimo consignado para todos os aposentados e pensionistas. A decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) também indicou o ressarcimento dos valores cobrados.
Conforme o Tribunal, o INSS e a Dataprev deveriam implementar “ferramentas tecnológicas que possibilitem a assinatura eletrônica avançada e biometria para todos os termos de filiação e autorização de descontos vigentes, bem como bloqueio e desbloqueio”.
No entanto, o órgão alegou que as autorizações para empréstimos consignados passavam por mecanismos de controle mais eficazes, que submetem autorizações para descontos de mensalidades associativas em folha. O TCU negou o recurso e manteve a decisão.
Leia também