Presidente Olegário decreta situação de emergência por estiagem prolongada
Decreto terá validade até 31 de dezembro deste ano e busca enfrentar prejuízos da seca

A Prefeitura de Presidente Olegário decretou situação de emergência devido à estiagem prolongada. O documento foi publicado no Diário Oficial do município nesta semana, no qual busca agilizar ações e liberar recursos para enfrentar os prejuízos da seca.
De acordo com o prefeito Rhenys Cambraia (Republicanos), a cidade tem uma área na sub-bacia do Rio da Prata que está com escassez hídrica. O decreto de emergência por estiagem é para que o Governo de Estado e Federal estejam cientes do problema.
“Que eles saibam para que, em um futuro próximo, nós busquemos recursos e ampliar projetos para minimizar o impacto da seca na região”, disse o político.
No parágrafo II, o texto expõe a situação enfrentada pelas comunidades rurais no abastecimento doméstico e no atendimento aos animais e produtores. Apesar do auxílio com os caminhões-pipa, não é possível socorrer toda a população, pois a demanda é alta.
O decreto terá validade até 31 de dezembro deste ano. Até a vigência do documento, a expectativa é de que medidas emergenciais possam ser tomadas no intuito de minimizar os efeitos da falta de chuva e dar fôlego aos moradores e trabalhadores do município.
“Têm famílias que precisam do caminhão-pipa na sua porta, que vê o gado passando sede e nós, enquanto gestores públicos, temos que fazer algo por elas”, ressaltou Rhenys.
Leia também