Black Friday 2024: Saiba como se proteger de ofertas enganosas, fraudes e golpes
Indicação é que consumidor dê preferência ao pagamento pelo cartão de crédito
A Black Friday marca o início da temporada de compras de fim de ano em que lojas e prestadores de serviços, com estabelecimentos físicos ou online, atraem clientes com descontos consideráveis. No entanto, é importante ficar atento para não cair em golpes.
O evento com significativas promoções acontece na última sexta-feira de novembro, que, neste ano, será no dia 29. De acordo com o advogado Álvaro Nunes, o consumidor deve desconfiar de produtos com ofertas que estão fora do mercado, como o preço de uma televisão.
“Valores muito baixos, como, por exemplo, uma televisão de mil reais ofertada por R$ 300,00 ou R$ 400,00, não são aplicáveis”, disse o advogado.
Álvaro ressaltou que a atenção redobrada nas compras online. A indicação é que o consumidor dê preferência ao pagamento pelo cartão de crédito ou outros meios seguros, além de sempre conferir se o site é confiável, uma vez que não é seguro realizar pagamentos por meio de links.
Caso o consumidor perceba que o produto está com defeito após a compra, a loja deve fazer a troca. Segundo o Código do Consumidor Brasileiro, em alguns casos, o cliente tem o direito ao arrependimento. Por isso, é importante documentar todas as informações da compra.
“Faça prints, guarde seu cupom fiscal e nota fiscal porque, se por ventura, acontecer algum caso de golpe ou fraude, é bom levar os documentos ao Procon para poder valer o seu direito”, explicou Álvaro.