Logo Patosja

Homem que utilizava o próprio filho para aplicar golpes é preso pela Polícia Militar

Segundo a polícia, o garoto relatou não ser doente e mentir por orientação do pai

Por: Redação PatosJá

Fonte: Polícia Militar

Publicado em: 10:04 28-10-2025

Compartilhar:

Homem que utilizava o próprio filho para aplicar golpes é preso pela Polícia Militar

Pai e filho, suspeitos de estelionato, foram presos nessa segunda-feira (27). A polícia de Patos de Minas já tinha alertado a população sobre um homem que estava pedindo dinheiro a fiéis em diversas igrejas da cidade, usando histórias falsas sobre uma criança doente.


O veículo foi localizado na BR-365, no município de Buritizeiro, região Norte do estado, distante cerca de 250 quilômetros de Patos de Minas, onde foi realizado um cerco pela Polícia Militar. O carro estava sendo conduzido por Odival Barbosa da Silva, de 50 anos, e tinha como passageiros seus três filhos, de 20, 12 e 9 anos de idade.


Os policiais localizaram uma cadeira de rodas no porta-malas e um panfleto contendo a imagem da criança de 12 anos, com máscara hospitalar e acamado. O papel também apresentava mensagem pedindo ajuda para cirurgia de um suposto tumor cerebral no valor de R$ 100 mil.


Conforme a polícia, Odival Barbosa da Silva relatou que o filho era doente e que precisava ficar na cadeira de rodas porque tinha um tumor cerebral, mas, nesse momento, o menino, que estava em pé e andava normalmente, pediu para se sentar e passou a ficar apenas no carro.


Ao ser questionado sobre qual era a sua doença, o menino de 12 anos primeiro disse que tinha problema na coluna e depois relatou problema de desmaio. Um relatório médico foi apresentado pelo pai do garoto, mas, segundo a polícia, verificaram-se sinais de falsidade devido a erros gramaticais, de concordância e até na forma de escrita, além da citação de um CID que se refere a perda de audição bilateral, contrário aos relatos.


Odival também apresentou um encaminhamento médico que também apresentava vários sinais de possível falsidade, como os já verificados no relatório.


Durante as buscas, os policiais encontraram no veículo R$ 5.975,00 em notas diversas, além de folders contendo um QR Code para recebimento de PIX. Sobre o dinheiro, Odival admitiu ser proveniente de doações.


Em meio às verificações, Odival admitiu ter aumentado um pouco as condições de saúde do filho para pedir dinheiro. Ele também relatou que tirou os filhos da escola há cerca de 10 dias e, desde então, estão viajando por várias cidades utilizando essa artimanha para ludibriar as pessoas e pedir doações.


Os policiais encontraram em buscas na internet links contendo informações sobre golpes atribuídos a Odival em outros estados, além de dois sites pedindo ajuda para o filho.


A polícia acionou o Conselho Tutelar da cidade de Buritizeiro para acolher as crianças. O menino de 12 anos relatou ter sido orientado pelo pai para mentir sobre a sua condição de saúde para ganhar dinheiro nas paróquias das igrejas. "Eu tenho medo de voltar para a casa de minha mãe. Se meu pai ficar preso, minha mãe me bate com cinturão e eu tenho muito medo dela. Minha mãe disse que meu pai não presta e é vagabundo. Tenho receio de retornar para a casa dela e apanhar de novo”, disse a criança.


Odival Barbosa da Silva e o filho Bruno Vitor Abreu da Silva, de 20 anos, foram presos em flagrante por corrupção de menores para a prática de crimes e também pelo crime de estelionato e uso de documento falso.

Leia também