Logo Patosja

Patos de Minas recebe primeira edição do "Encontro Regional Municípios Unidos" e reúne líderes políticos

Evento reuniu 87 municípios mineiros e especialistas para discutir estratégias para regiões

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 17:31 10-10-2025

Compartilhar:

Evento reuniu 87 municípios mineiros e especialistas para discutir estratégias para regiões

A cidade de Patos de Minas recebeu a primeira edição do "Encontro Regional Municípios Unidos" nesta sexta-feira (10). A força do interior que move Minas Gerais e o Brasil foi o tema central, abrangendo o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba e o Noroeste.  

O evento foi apoiado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no qual reuniu 87 municípios mineiros e especialistas para discutir o papel estratégico das regiões no desenvolvimento econômico e no agronegócio, pilares essenciais para o futuro. 

A programação contou com debates sobre infraestrutura, políticas públicas, sustentabilidade e integração. Segundo o prefeito de Patos de Minas e presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, metade do PIB do agronegócio brasileiro está concentrado na região. 

“O interior é a força que move Minas Gerais e o Brasil, então esse lugar é nosso, mas precisamos nos unir e é por isso que estamos aqui hoje”, disse o político.

Cenário Nacional 

Das dezenas de prefeitos, alguns trouxeram demandas e destacaram a importância do trabalho em equipe para colocar a região em destaque no cenário nacional. A prefeita de Uberaba, Elisa Gonçalves de Araújo, reforçou a importância do posicionamento.  

“O posicionamento do Triângulo Sul é importante, por ali passa muita produção e a gente vai trazer um pleito muito forte, a qual é a duplicação da BR-262”, apontou Elisa. 

De acordo com Gustavo Brasileiro, prefeito de Patrocínio e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião Alto Paranaíba (Amapar), é inadmissível que a região em que mais acontece mais de um terço da produtividade tenha rodovias perigosas.

“Patrocínio é o maior produtor de café e patrocina a quarta bacia leiteira, mas a MGC-188 e a MGC-230 que a integram são um caos e um risco à comunidade”, destacou Brasileiro. 

Candidatura 

Além dos assuntos abordados no encontro, Falcão também foi questionado sobre possíveis candidaturas nas eleições de 2026. Ao final das discussões, também foi elaborada uma carta com as principais demandas ao Governo de Minas e ao Governo Federal. 

“Tudo é possível, hoje nós temos um governador que saiu do interior do Estado [...] eu não tenho dúvidas de que vão sair da nossa região grandes deputados estaduais, federais e, eventualmente, senadores e até governador”, concluiu Falcão.
Leia também