Moradores denunciam esgoto despejado de forma irregular no Rio Paranaíba
Copasa alegou que não houve nenhum extravasamento de esgoto detectado no local

Os moradores do bairro Quebec, em Patos de Minas, denunciaram o descarte irregular de esgoto nas águas do Rio Paranaíba. De acordo com os pescadores da região, já não é mais possível realizar a pesca e o consumo dos peixes devido à grande poluição no local.
Elias Teles informou conhecer a área e monitorar por meses o descarte irregular de esgoto nas margens do rio. A denúncia é de que a situação está causando diversos malefícios e prejuízos aos moradores, como o consumo impróprio dos peixes.
“Aqui é um lugar onde toda vida foi a nossa diversão, um lazer, uma pesca, mas, agora, encontramos esgoto caindo diretamente no rio onde deveria ter peixes”, disse Elias.
Água suja
Segundo o morador, é possível pescar espécies de água doce, como o Mandi e o Papa-terra. No entanto, Elias relatou que a divisa das tripas dos animais está suja, mostrando que o descarte do esgoto está matando, aos poucos, os peixes e o rio.
“Isso está acontecendo há mais de três anos [...] esses dias flagramos a água suja descendo e estamos tentando tomar providências”, apontou o morador.
Em nota, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) disse que não houve nenhum extravasamento de esgoto detectado no local. Além disso, esclareceu que o último registro de extravasamento foi no dia 12 de junho. Leia a nota completa na íntegra.
Nota Copasa
“A Copasa informa que técnicos da Companhia percorreram, nesta terça-feira (16/09), a região do bairro Quebec, em Patos de Minas, mas nenhum extravasamento de esgoto foi detectado no local.
A Companhia esclarece que, o último registro de extravasamento, foi na última sexta-feira (12/06), mas uma manutenção foi realizada em uma elevatória do referido endereço e a situação foi corrigida no mesmo dia.
A empresa ressalta que continua à disposição para atender à população, e que se os clientes perceberem quaisquer anormalidades, devem informar o endereço completo diretamente pelos canais de relacionamento, que são gratuitos: site www.copasa.com.br; aplicativo “Copasa Digital”, disponível para Android e iOS; ou atendimento telefônico, por meio do número 0800 0300 115. Há ainda o WhatsApp da Copasa (31 9 9770-7000), e web chat no site, que funcionam de segunda a sexta, 08 às 18h, e sábados, domingos e feriados (exceto nacionais)”.
Leia também