Logo Patosja

Moradores denunciam esgoto despejado de forma irregular no Rio Paranaíba

Copasa alegou que não houve nenhum extravasamento de esgoto detectado no local

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 17:58 16-09-2025

Compartilhar:

Copasa alegou que não houve nenhum extravasamento de esgoto detectado no local

Os moradores do bairro Quebec, em Patos de Minas, denunciaram o descarte irregular de esgoto nas águas do Rio Paranaíba. De acordo com os pescadores da região, já não é mais possível realizar a pesca e o consumo dos peixes devido à grande poluição no local. 

Elias Teles informou conhecer a área e monitorar por meses o descarte irregular de esgoto nas margens do rio. A denúncia é de que a situação está causando diversos malefícios e prejuízos aos moradores, como o consumo impróprio dos peixes. 

“Aqui é um lugar onde toda vida foi a nossa diversão, um lazer, uma pesca, mas, agora, encontramos esgoto caindo diretamente no rio onde deveria ter peixes”, disse Elias. 

Água suja

Segundo o morador, é possível pescar espécies de água doce, como o Mandi e o Papa-terra. No entanto, Elias relatou que a divisa das tripas dos animais está suja, mostrando que o descarte do esgoto está matando, aos poucos, os peixes e o rio. 

“Isso está acontecendo há mais de três anos [...] esses dias flagramos a água suja descendo e estamos tentando tomar providências”, apontou o morador. 

Em nota, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) disse que não houve nenhum extravasamento de esgoto detectado no local. Além disso, esclareceu que o último registro de extravasamento foi no dia 12 de junho. Leia a nota completa na íntegra.

Nota Copasa

“A Copasa informa que técnicos da Companhia percorreram, nesta terça-feira (16/09), a região do bairro Quebec, em Patos de Minas, mas nenhum extravasamento de esgoto foi detectado no local.

A Companhia esclarece que, o último registro de extravasamento, foi na última sexta-feira (12/06), mas uma manutenção foi realizada em uma elevatória do referido endereço e a situação foi corrigida no mesmo dia.

A empresa ressalta que continua à disposição para atender à população, e que se os clientes perceberem quaisquer anormalidades, devem informar o endereço completo diretamente pelos canais de relacionamento, que são gratuitos: site www.copasa.com.br; aplicativo “Copasa Digital”, disponível para Android e iOS; ou atendimento telefônico, por meio do número 0800 0300 115. Há ainda o WhatsApp da Copasa (31 9 9770-7000), e web chat no site, que funcionam de segunda a sexta, 08 às 18h, e sábados, domingos e feriados (exceto nacionais)”.
Leia também