Logo Patosja

Obra da Copasa deixa buracos abertos há meses no bairro Santa Luzia, em Patos de Minas

Denúncia aponta que funcionários terceirizados trabalham sem auxílio de maquinários 

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 13:07 02-05-2025

Compartilhar:

Denúncia aponta que funcionários terceirizados trabalham sem auxílio de maquinários 

Uma obra da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tem causado transtornos aos moradores no bairro Santa Luzia, em Patos de Minas. Segundo a denúncia, os funcionários terceirizados já abriram mais de cinco buracos na porta das residências.  

A reclamação é sobre a impossibilidade de guardar o carro na garagem, lavar a louça ou utilizar o banheiro enquanto os operários trabalham. A moradora Márcia Gonçalves Silva explicou que, desde março, teve a casa inundada por esgoto e sofreu prejuízos. 

“Eles não resolvem o que precisam resolver, cada dia vem um diferente e falam que vão resolver”, disse Márcia. 

Obras 

Embora as obras estejam em andamento, os buracos ainda continuam no local. De acordo com o morador Decilde de Jesus, os funcionários estão realizando trabalho braçal sem qualquer tipo de maquinário que pudesse acelerar o término das obras. 

“Os meninos estão trabalhando sem máquina, isso não é coisa que empreiteira faça, eles não podem trabalhar assim”, apontou Delcide

O pedido dos moradores é simples: um asfalto para que a água da chuva não entre nas casas. Em nota, a Copasa informou que a substituição da tubulação e o aterro da vala estão programados para serem realizados ainda nesta sexta-feira (2). Leia a nota na íntegra.

Nota Copasa 

“A Copasa informa que está trabalhando para desobstruir a rede de esgoto de um imóvel localizado na Rua Pernambuco, nº 1037, em Patos de Minas.

Devido à complexidade do serviço, foi necessário abrir uma vala em frente ao imóvel para localizar e avaliar a tubulação. Após a inspeção, foi constatado que o ramal está danificado.

A substituição da tubulação e o aterro da vala está programada para ser realizada ainda nesta sexta-feira (02/05). A recomposição do passeio e do asfalto está programada para a próxima semana.

A Companhia esclarece que os entupimentos/vazamentos da rede coletora, com o extravasamento de esgoto podem ser provocados pelo lançamento indevido da água de chuva nas redes coletoras ou devido ao uso incorreto da mesma, como o descarte de resíduos sólidos, lixo, entulho, gordura.

A empresa ressalta que os clientes devem estar atentos a correta utilização da rede coletora, evitando o descarte destes materiais através de suas ligações, assim como a não utilização do vaso sanitário como lixeira, evitando também o lançamento de águas pluviais em seus ramais prediais, auxiliando na redução deste tipo de transtorno”.
Leia também