Logo Patosja

Brasil recebe 2,5 mil unidades de antídoto contra metanol, aponta Ministério da Saúde 

Intoxicação pode ser confundida com uma ressaca, mascarando sintomas da condição

Por: Redação PatosJá

Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira

Publicado em: 11:49 11-10-2025

Compartilhar:

Intoxicação pode ser confundida com uma ressaca, mascarando sintomas da condição

O Ministério da Saúde recebeu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de pacientes com metanol. Esta é a primeira remessa do antídoto ao chegar no Brasil. Segundo o órgão, cerca de 1,5 mil unidades já começam a ser distribuídas. 

As unidades serão destinadas a outros estados com ocorrência confirmada no Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Piauí, Goiás, Acre, Paraíba e Rondônia. Mil ampolas ainda serão guardadas em estoque. 

Vale destacar que os estados poderão demandar novas remessas conforme o surgimento de novos casos. Além disso, a aquisição dos antídotos foi realizada por uma companhia japonesa através do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Intoxicação

O metanol, conhecido como álcool metílico, está sendo detectado em bebidas alcoólicas adulteradas e produzidas de forma clandestina. Conforme a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), os brasileiros já têm acesso ao etanol farmacêutico. 

No entanto, o etanol farmacêutico exige prescrição e monitoramento médico, não devendo ser comprado e aplicado pela população em geral. A intoxicação é altamente inflamável e pouco visível, podendo ser constatada por exames laboratoriais, como o de gasometria.

Os sintomas podem demorar de 12 a 24 horas para surgir e variam entre dor abdominal, confusão mental, náusea, vômito e visão turva, que pode evoluir para cegueira permanente. A intoxicação pode ser confundida com uma ressaca, mascarando a condição.
Leia também