Campanha do Dia D avalia 1.060 cartões de vacina e aplica 1.151 doses em Patos de Minas
Cobertura para rotavírus atingiu 89,22%, mostrando uma grande procura da população

A prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no último sábado (18), uma campanha de multivacinação, conhecida como Dia D, para a atualização do caderno de vacinação e ações com foco no Outubro Rosa.
Conforme a programação, todas as Unidades de Saúde da Família (USF), tanto da zona urbana quanto da zona rural, estiveram abertas das 8h às 16h, com o intuito de aumentar a cobertura vacinal e alertar sobre a prevenção contra o câncer de mama.
O Vacimóvel também atuou no Galpão do Produtor Rural para uma maior comodidade e acessibilidade. No total, 1.060 cartões de vacina foram avaliados e 1.151 doses de diferentes doenças foram aplicadas, tanto em adultos quanto em crianças.
No painel disponibilizado pela Secretaria de Saúde, foi possível observar a porcentagem da cobertura das principais vacinas. A meta de vacina para prevenção da tuberculose (BCG) e rotavírus foi de 90%. Já para as demais, a cobertura subiu para 95%.
O caso de febre amarela em Patos de Minas acendeu um alerta contra a doença, cuja cobertura vacinal ficou em 88,82%, cerca de 6,18% abaixo da meta de vacinação. As que tiveram menor cobertura foram: Hepatite B (57,065) e Covid-19 (0,59%).
Em contrapartida, a cobertura para o rotavírus atingiu 89,22% de 90%, mostrando uma grande procura da população patense. A campanha segue até 31 de outubro e o foco é colocar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em dia.
Leia também