Dezembro Laranja: câncer de pele é o mais frequente no Brasil e alerta para diagnóstico precoce
Até dezembro deste ano, cerca de 3.512 casos de câncer de pele foram registrados
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Minas - Lorena Teixeira
A Campanha do Dezembro Laranja é dedicada à prevenção e à conscientização sobre os riscos da exposição excessiva ao sol, e um alerta ao câncer de pele, tipo mais frequente no Brasil. O mês também reforça a importância dos cuidados simples no dia a dia.
Usar protetor solar de forma regular, vestir roupas adequadas, buscar por sombras e prestar atenção em qualquer alteração suspeita na pele são uma das principais orientações dos especialistas. Em Minas Gerais, o foco está nas ações de acesso à informação.
O diagnóstico precoce é um fator decisivo para aumentar as chances de cura e reduzir complicações. Em 2022, foram registrados 8.209 casos; em 2023, 9.254 casos; em 2024, 6.604 casos; e até dezembro deste ano, cerca de 3.512 casos foram registrados.
O câncer de pele mais agressivo é o melanoma, que pode causar metástase e levar ao óbito. No entanto, os cânceres de pele não melanoma incluem, principalmente, o carcinoma basocelular, mais comum e relacionado ao efeito acumulativo da radiação solar.
Lesões suspeitas, com assimetria, bordas irregulares, variação de cor, diâmetro aumentado e evolução da lesão ao longo do tempo, precisam de atenção. Pintas ou feridas que mudam de tamanho, forma ou cor, sangram ou não cicatrizam devem ser avaliadas.
Evitar a exposição excessiva da pele ao sol entre 10h e 16h é uma das principais formas de prevenção. O uso diário de protetor solar é indispensável, mesmo em dias nublados, assim como monitorar a pele e realizar consultas anuais com dermatologistas.
Leia também
