Ingerir pouca água pode sobrecarregar rins além do necessário durante o inverno
Falta de água pode favorecer o surgimento das indesejadas pedras nos rins e infecções

O ser humano costuma se proteger contra gripes e resfriados durante o inverno, mas tem um órgão importante que muitos esquecem de cuidar nesta época: os rins. A baixa ingestão de água e alguns hábitos típicos do inverno podem aumentar os problemas renais.
Com as temperaturas mais baixas, muitos deixam de lado um hábito de beber água porque o frio corpo reduz a sensação de sede. Segundo o nefrologista Ricardo Borges, a falta de água pode favorecer o surgimento das indesejadas pedras nos rins e até levar a infecções.
“A ingestão de água é menor e a urina acaba ficando mais concentrada, aumentando a chance da enucleação, o início da inflamação do cálculo renal”, explicou o especialista.
Cuidados
Na maioria dos casos, os sintomas são silenciosos e só aparecem em fases mais avançadas da doença. As manifestações podem aparecer como dor intensa na região lombar ou lateral do abdômen, dor ao urinar, sangue na urina, náuseas, vômitos e febres.
“O principal parâmetro prático para ver se uma pessoa está ingerindo a quantidade adequada de água é a cor da urina. Quanto mais clara, melhor”, disse Ricardo.
Pessoas com histórico familiar devem redobrar os cuidados porque a saúde renal não pode ficar em segundo plano. Conforme o nefrologista, a recomendação é simples: manter uma boa hidratação mesmo sem sentir sede, fazer exames periódicos e se alimentar bem.
Leia também