Emoção e disciplina marcam cerimônia do Curso de Formação de Cabos em Patos de Minas
Foram 19 alunos concluintes que serão nomeados monitores e exercerão outras funções

O Tiro de Guerra realizou a cerimônia de conclusão do Curso de Formação de Cabos 2025 na sexta-feira (4), em Patos de Minas. Familiares, autoridades e instrutores acompanharam o momento, que representou um importante passo na carreira militar dos formandos.
No total, foram 19 alunos concluintes que devem iniciar outra fase na formação. De acordo com o subtenente Jeferson Carreira, diferente dos outros atiradores, os alunos receberam aulas voltadas para a área da liderança, gestão, técnicas militares, civismo e ética.
“Após essa conclusão, eles serão nomeados monitores e irão exercer funções de maior gerenciamento, inclusive auxiliando os instrutores com os atiradores”, explicou o subtenente.
Aprendizado
O aprendizado adquirido vai além da vida no quartel e prepara os jovens para assumir novas responsabilidades dentro e fora das Forças Armadas. Para o monitor Daniel Domingos, a formação durou 62 dias e o atirador passou por diversos testes.
“Nós tivemos instruções como sobrevivência na selva, primeiros socorros, animais peçonhentos, carregar companheiros feridos, limpeza de armamento e dentre outras instruções”, disse Daniel.
A cerimônia marcou o encerramento de uma jornada de superação e disciplina. Ao lado dos cabos, estavam os familiares e amigos que estiveram presentes em cada desafio e não esconderam a emoção e o orgulho pela conquista formandos do Curso de Cabos 2025.
Leia também