Logo Patosja

Prefeito de Patos de Minas, deputada e URT divulgam nota sobre ação da Polícia Militar em clássico contra Mamoré

Polícia Militar se posicionou sobre alegação da URT e ressaltou que agentes estavam qualificados 

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 17:53 20-05-2025

Compartilhar:

Polícia Militar se posicionou sobre alegação da URT e ressaltou que agentes estavam qualificados 

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduarda Falcão, a Deputada Ludimila Falcão e a direção da União Recreativa dos Trabalhadores (URT) divulgaram uma nota manifestando preocupação com a atuação da Polícia Militar durante o clássico entre Mamoré e URT na segunda-feira (19). 

A URT expressou insatisfação diante da postura dos militares. Conforme a direção, “a parte da arquibancada atingida não foi onde estava a torcida organizada, no local atingido estava uma grande concentração de idosos, crianças, famílias, patrocinadores”. Leia a nota na íntegra. 

Falcão repudiou a ação dos agentes após o uso de bombas e gás lacrimogêneo nas arquibancadas. O político informou que dentre os atingidos estava o pai de quase 70 anos e um dos filhos, o que, segundo ele, torna o episódio ainda mais pessoal e doloroso. Leia na íntegra. 

Já Ludimila Falcão informou que uma das atribuições constitucionais como deputada estadual é fiscalizar as ações do executivo e apontou que irá “trabalhar para que os lamentáveis episódios fiquem de vez no passado''. Para ela, é preciso garantir a ordem e a tranquilidade.

Proibição 

Foi proibida a entrada de artefatos no estádio, como a bomba lançada pela torcida da URT no gramado e os artefatos utilizados pela torcida do Mamoré. De acordo com a Polícia Militar, os objetos teriam sido levados para dentro do estádio com algum tipo de ajuda, mesmo após a fiscalização.

A corporação também se posicionou sobre a alegação da URT de que o uso excessivo da força teria sido direcionado apenas à sua torcida, não se aplicando da mesma forma à torcida do Mamoré, que também teria arremessado copos no gramado após o gol de empate da URT. 

O Major Diomásio relatou que todos os incidentes ocorridos no clássico já foram encaminhados ao Ministério Público. Segundo ele, foram tomadas todas as providências e registros no local. Além disso, ressaltou que os militares estavam qualificados para atender o clássico. 

“Alguém do meio da torcida arremessou um artefato explosivo para o interior do gramado. Neste instante, para cessar uma eventual escalada de força por parte destes torcedores, a Polícia Militar fez o uso de uma granada de efeito moral, a qual, ao ser detonada, alguns estilhaços atingiram algumas pessoas nas arquibancadas da torcida da URT”, disse o major.  

Nota URT

“A União Recreativa dos Trabalhadores vem por meio desta expressar sua total insatisfação diante de alguns fatos lamentáveis que ocorreram no dia de ontem em partida válida pela quarta rodada do campeonato mineiro do Mod. 2 entre Mamoré x URT realizado no estádio Bernardo Rubinger de Queiroz.

Conforme rege no regulamento da competição foi realizada antecipadamente a reunião entre, representantes dos dois clubes, líderes das torcidas organizadas e órgãos envolvidos para realização da partida. Conforme determinado, ficou expressamente proibido para ambas as torcidas o porte e o uso de artefatos de artifício que usam indução por fogo. Nossa torcida passou por toda fiscalização para poder se deslocar até o estádio e também para adentrar a ele, a todo momento era informado que caso portassem algum tipo desse material seria proibido o acesso dos torcedores ou até mesmo retirados do estádio. Apesar da vontade de utilizar o material para um efeito visual nas arquibancadas, nossa torcida respeitou a determinação, porém, o mesmo não se aplicou a torcida adversária que além de ter posse do material, na entrada em campo dos atletas acenderam diversos desses materiais até então proibidos para partida, e não foi tomado quaisquer tipo de providência igual foi imposta a nossa torcida caso fizesse o uso dos mesmos.

No segundo tempo da partida após troca de provocações entre um atleta adversário e nossa torcida, foi arremessado copo plástico para dentro de campo, após o ocorrido lamentavelmente e com uso desproporcional de força, foi lançado diversas vezes em nossa torcida gás de pimenta, logo em seguida sem sentido algum foi arremessado uma bomba de efeito moral. A parte da arquibancada atingida não foi onde estava a torcida organizada, no local atingido estava uma grande concentração de idosos, crianças, famílias, patrocinadores da URT, membros da nossa comissão técnica e familiares dos nossos atletas. Tais ações acarretaram em uma série de graves consequências, principalmente em idosos e crianças que se sentiram mal com o gás, os estilhaços da bomba causaram ferimentos em vários torcedores, alguns graves que inclusive precisaram ser levados ao hospital.

Observamos que do lado da torcida adversária houve também vários arremessos de copos para dentro do campo, principalmente em direção ao nosso banco de reservas, e em momento algum vimos qualquer tipo de providência sendo tomada, sendo assim mais uma vez se concretiza a diferença de tratamento que tivemos.

Lamentamos profundamente todo o ocorrido, não temos a intenção e nem vamos generalizar pois respeitamos todos os órgãos envolvidos para realização do jogo, sabemos que foi a atitude isolada de alguns que levou a todo o ocorrido, porém, pedimos mais respeito para com nosso torcedor ou no mínimo o mesmo tratamento para ambos os lados. Solicitamos para que os relatórios dos órgãos envolvidos no jogo constem todo o ocorrido em ambas as torcidas.

Ao nosso torcedor pedimos que não deixem isso nos abalar,somos uma torcida de guerreiros, de gigantes, que vibra, que empurra, somos a maior média de público desde 2024 e vamos continuar unidos pelo nosso objetivo, lotando a ARENA DB e juntos continuar escrevendo nossa história. De geração em geração mais que um clube, uma paixão”.

Nota Falcão

“Como prefeito de Patos de Minas, venho manifestar meu repúdio aos acontecimentos lamentáveis ocorridos na noite de ontem, durante o clássico entre Mamoré e URT em nossa cidade.

A atuação da Polícia Militar, com uso de bombas e gás lacrimogêneo nas arquibancadas, após torcedores atirarem copos plásticos no campo, resultou em ferimentos e momentos de grande aflição para famílias inteiras, incluindo crianças e idosos. Dentre os atingidos estavam meu pai, um senhor de quase 70 anos, e um dos meus filhos, uma criança, o que torna o episódio ainda mais pessoal e doloroso.

É inadmissível que um momento de lazer e convivência como um jogo de futebol se transforme em cena de pânico e violência. Reforço que a segurança pública deve sempre priorizar a proteção e a integridade física e emocional das pessoas, sobretudo das mais vulneráveis.

Confio que os fatos serão devidamente apurados e que medidas serão tomadas para que episódios como este não voltem a ocorrer. Como gestor público e como cidadão, estarei atento e atuante para garantir que o esporte em Patos de Minas seja sempre sinônimo de alegria, união e paz”.

Nota Ludimila Falcão

A ação da Polícia Militar, com emprego de bombas de gás nas arquibancadas, para dispersar torcedores que atiraram copos plásticos no gramado, causou ferimentos em idosos e crianças e deixou desesperadas famílias que foram ao estádio para um momento de lazer e confraternização.

A prioridade das forças de segurança é assegurar a integridade física e emocional da população a que serve, em especial aos mais vulneráveis, como crianças e idosos. As cenas ocorridas ontem em nossa cidade contrariam essa diretriz e demandam a apuração cuidadosa dos fatos, para evitar que episódios semelhantes se repitam em nosso estado.

Uma das minhas atribuições constitucionais como deputada estadual é fiscalizar ações do Executivo e vou trabalhar neste sentido, para que os lamentáveis episódios de ontem fiquem de uma vez por todas no passado. O fundamental é assegurar ordem e tranquilidade às famílias mineiras, como vem faz a nossa Polícia, para que os nossos torcedores possam ter, também nos estádios, a desejada segurança”.
Leia também