Preparativos para o Dia de Finados movimentam cemitérios em Patos de Minas
Prefeitura está oferecendo água para todos que quiserem lavar e pintar os túmulos até o feriado
Famílias iniciam limpeza e ornamentação dos túmulos para o Dia de Finados no dia 2 de novembro, data que a Igreja Católica dedica aos que já partiram. A tradição é um momento de memória e espiritualidade, reservado para agradecer pelas vidas que deixaram marcas.
Com a proximidade, os cemitérios já começaram a receber uma certa movimentação de familiares, que estão antecipando os preparativos para as homenagens. Em alguns locais, já é possível observar pessoas envolvidas na limpeza, pintura e ornamentação dos jazigos.
A Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, reforçou algumas recomendações para quem pretende visitar os cemitérios durante o feriado, como os horários e cuidados, e para aqueles que já estão preparando os túmulos.
“Nós alertamos que as pessoas tragam vasos [de flores] que tenham furos embaixo deles, porque já estamos entrando em período chuvoso e temos que manter os cuidados básicos”, orientou o secretário Marcos Braga.
Manutenção
As equipes municipais estão realizando trabalhos de capina, limpeza e manutenção nos cemitérios, garantindo melhores condições para receber os visitantes. No domingo, a programação será extensa com as visitas e missas celebradas por toda a cidade.
O clima é de respeito, saudade e cuidado, tanto com a memória dos que se foram, quanto com a saúde e bem-estar dos que permanecem. A Prefeitura também alertou os familiares a depositar as flores e os vasos antigos no local correto para a limpeza dos cemitérios.
“A Prefeitura oferece água para todos que quiserem lavar e pintar os túmulos, então, está aqui disponível até o Dia de Finados. Pedimos, em especial, o respeito para que seja um dia tranquilo em memória aos entes queridos”, ressaltou Marcos.
Horário de missas
6h - São Geraldo
7h - Santa Terezinha
8h - São Geraldo
9h - Santa Terezinha e São José Operário
10h - Distrito de Alagoas
17h - Santa Terezinha e São Geraldo
19h - Santa Terezinha e Nossa Senhora Aparecida
Leia também
