Doenças na Primeira Infância: saiba como evitar contaminações em ambiente escolar
Medidas podem ser tomadas em casa para fortalecer imunidade da criança
As doenças infecciosas são uma grande preocupação para os profissionais da saúde e educadores no ambiente escolar. O início da vida social é um grande marco na primeira infância, mas muitos pais notam que os filhos adoecem com frequência ao longo do primeiro ano.
O pediatra Lucas Castro explicou que é sempre um drama para a família quando as crianças vão para a escola e aparecem com gripe, questões alimentares e virose, com sintomas como diarreia e vômitos. Segundo o médico, a maioria das doenças aparece durante o verão.
“Nessa época de virada do clima para o inverno, já é mais comum as síndromes respiratórias”, disse o especialista.

Diversas são as doenças que podem se espalhar no ambiente escolar, mas algumas se destacam pela facilidade do contágio. Para minimizar os riscos, algumas medidas podem ser tomadas em casa para fortalecer a imunidade e proteger outras crianças da contaminação.
A prevenção começa na vacina, sendo necessário estar com o caderno de vacinação em dia. Atualmente, existem imunizantes contra a pneumonia, bronquiolite e dengue disponíveis nos postos de saúde. Além disso, as medidas de higiene também são essenciais para combater as doenças.
“Aquela consciência dos pais de não mandar a criança doente, porque se a criança está com febre e cheia de feridas no corpo, vai passar para todos os outros alunos”, apontou Lucas.
Dessa forma, é necessário que toda a comunidade escolar, incluindo educadores e profissionais da saúde, também compartilhe a adoção de medidas que possibilitem um melhor controle do ambiente, como a disposição de ambientes arejados e a manutenção de ar condicionado ou ventilador.
Leia também